O Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da COPPE e o Departamento de Engenharia Nuclear (DNC) da Escola Politécnica trabalham de forma integrada desde 1972. Os docentes atuam tanto no programa de pós-graduação (PEN) quanto na graduação (DNC), promovendo sempre o ensino e a pesquisa de maneira indissociável.
Em conformidade com a missão e objetivos do PEN, bem como com a transdisciplinaridade do Programa, a Estrutura Curricular está associada às áreas de concentração, assim como às linhas de pesquisa dos docentes do PEN. O Programa oferece os títulos de Mestre em Ciências (M.Sc.) e Doutor em Ciências (D.Sc.) para candidatos com diploma de graduação em Engenharia Nuclear e/ou áreas afins, com possibilidade de escolha da área de concentração de sua pesquisa.
O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina. Fundado em 1963 pelo engenheiro Alberto Luiz Coimbra, teve grande importância na implantação dos cursos de pós-graduação no Brasil e ao longo de mais de cinco décadas formou, até 2022, 18.377 mestres e doutores em seus 13 programas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado).
Apoiado em três pilares - excelência acadêmica, dedicação integral de professores e alunos e conexão com a sociedade - o COPPE é um centro de produção e difusão do conhecimento, de profissionais qualificados e de métodos de ensino. Seus padrões de qualidade no ensino, pesquisa e interação com a sociedade foram adotados como modelos por universidades e institutos de pesquisa em todo o país.
É a instituição brasileira de engenharia com maior número de notas máximas concedidas pela Capes a cursos com desempenho equivalente ao dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo. Dez de seus treze programas de mestrado e doutorado foram avaliados com conceitos de excelência internacional (6 e 7).
O COPPE forma anualmente mais de 500 mestres e doutores. Seus alunos são preparados para lidar com temas de conhecimento de ponta sem perder o contato com a realidade e as demandas da sociedade.