Palestra: Juventude e Inovação no Setor Nuclear-Radiológico: Casos de sucesso e novas perspectivas da formação científica e tecnológica no Brasil.
Palestrante: Major Diogenes Kreusch Filho
Data: 01/12 às 9h20
Resumo do Palestrante: Natural de Curitiba, é um profissional com uma sólida carreira militar e acadêmica, especialista nas áreas de Engenharia Química e Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. Sua jornada teve início na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde concluiu a formação no curso de Material Bélico em 2011. Após a formação, atuou no Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar entre 2012 e 2015, onde exerceu atividades como oficial subalterno, dedicando-se à manutenção de materiais de emprego militar, à gestão de aquisições e contratos, e à formação militar básica de novos militares. Buscando a excelência acadêmica, ingressou no Instituto Militar de Engenharia (IME), onde se formou com louvor em Engenharia Química em 2019, alcançando o primeiro lugar em sua turma. Entre 2020 e 2024, trabalhou como engenheiro químico na Fábrica da Estrela da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), onde desempenhou funções estratégicas nas Divisões de Engenharia e de Qualidade e Normatização, consolidando sua expertise na indústria de defesa. Atualmente, aprofunda seus conhecimentos no IME, cursando o Mestrado em Engenharia Nuclear. Seus principais interesses de pesquisa e estudo estão focados na área de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), com ênfase na síntese de antídotos para agentes neurotóxicos e em tecnologias quânticas para detecção de radiação, também atuando como pesquisador nos Projetos FINEP “Desenvolvimento e inovação de sensores, biossensores, detectores nacionais e produtos estratégicos relacionados a agentes DQBRN de uso dual” e "Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Quânticas para Segurança e Defesa Nacional" sob orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Araújo-Moreira.
Palestra: Juventude e Inovação no Setor Nuclear-Radiológico: Casos de sucesso e novas perspectivas da formação científica e tecnológica no Brasil.
Palestrante: Adriel Faddul Stelzenberger - Capitão do Exército Brasileiro
Data: 01/12 às 09h20
Resumo do Palestrante: 29 anos, 29 anos, é natural de Natal (RN) e criado em Florianópolis (SC) . formado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 2017 na arma de comunicações e Engenheiro de Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) em 2024, com experiência em tecnologias quânticas aplicadas à defesa, atuando atualmente na Seção de Engenharia Nuclear do IME (SE/7) nos projetos FINEP PDI-DQBRN e no Projeto de P&D em Tecnologias Quânticas para Segurança e Defesa Nacional, com pesquisa voltada à comunicação quântica, materiais avançados e dispositivos 2D; realizou estágio de pesquisa no CNPEM na preparação e montagem de amostras bidimensionais (2023), concluiu TCC no IME sobre fabricação e caracterização de materiais avançados para comunicação quântica de uso militar (2024), possui formação complementar como o Curso de Extensão em Tecnologias Quânticas (PUC-Rio, 2024) e a 8a Escola Experimental do CBPF (Módulo de Materiais Quânticos, 2025), e foi vencedor do Hackaton da Rosatom na Rússia em 2025 com a equipe TupiTech.
Palestra: Juventude e Inovação no Setor Nuclear-Radiológico: Casos de sucesso e novas perspectivas da formação científica e tecnológica no Brasil.
Palestrante: Marcela Rabelo de Lima
Data: 01/12 às 09h20
Resumo da Palestrante: Natural de Oiapoque-AP. Sou mestranda e pesquisadora nas áreas de geofísica, radioatividade ambiental, geotecnologias e tecnologias estratégicas para segurança e defesa. Sou graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNICID-SP, com especialização em Docência Interdisciplinar em Química e Física (PIBID/CAPES) e formação complementar em Programação, Redes Neurais, Robótica, Inteligência Artificial e Perícia Computacional. Possuo experiência em estatística e análise espacial de dados geofísicos, com atuação em magnetometria, gamaespectrometria, radioelementos e estudos de radiação natural em solos, águas e rochas. Trabalhei no Serviço Geológico do Brasil (SGB) e integro o projeto nacional “Risco de Radônio para o Brasil”, voltado à modelagem e avaliação radiológica. Atualmente, sou pesquisadora da Seção de Engenharia Nuclear do IME (SE/7), participando de dois projetos estratégicos:
– o PDI-DQBRN, focado em sensores e biossensores;
– e o projeto FINEP de Tecnologias Quânticas para Segurança e Defesa.
Fui vencedora da Olimpíada Nuclear Brasileira 2024, com a equipe ANverde, e em 2025 representei o Brasil na equipe TupiTech, campeã mundial do HackAtom da Rosatom, com uma proposta de infraestrutura nuclear modular para aplicações espaciais.
Palestra: Juventude e Inovação no Setor Nuclear-Radiológico : Casos de sucesso e novas perspectivas da formação científica e tecnológica no Brasil.
Palestrante: Leonardo Zortea
Data: 01/12 às 09h20
Resumo do Palestrante: Natural de Cascavel (PR) , tenho 24 anos e sou movido pela ambição de compreender o funcionamento do mundo e de transformá-lo. Sou Engenheiro Físico pela UFSCar (2025) e Mestrando em Engenharia Nuclear pelo IME, onde direcionei meu foco para o estudo de Reatores Nucleares. Minha trajetória é marcada por conquistas de expressão nacional e internacional, como a vitória no Global HackAtom da Rosatom, em Moscou, e o segundo lugar no Concurso da CNEN de 2025. Minha visão para o futuro é colocar minha expertise a serviço do avanço do Programa Nuclear Brasileiro, transformando seu imenso potencial em benefícios concretos para nossa sociedade.
Mesa 3: Comunicação Estratégica e Confiança Pública
Moderador: Jornalista Edwaldo Costa (Marinha do Brasil)
Data: 01/12 às 14h20
Resumo do Moderador: Pós-doutor em Jornalismo pela USP e em História pela UnB. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atuou na Comunicação do GSI/PR, do Ministério da Defesa e do Centro de Comunicação Estratégica da Marinha. Atualmente integra a Assessoria de Comunicação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM).